top of page
Foto do escritorDepartamento Financeiro

Crédito imobiliário: tudo o que você precisa saber.



Quer comprar uma casa ou um apartamento e precisa entender melhor sobre o crédito imobiliário? Confira as informações


De acordo com dados da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o setor da construção civil cresceu, aproximadamente, 5,6% no terceiro trimestre de 2020, em comparação com o trimestre anterior. Isso mostra que, mesmo na pandemia, o mercado se manteve aquecido. Isso se deve, em grande parte, às oportunidades de crédito imobiliário.

Para 2021, a instituição prevê que a construção civil deve registrar o maior crescimento em oito anos de análise. Projeções divulgadas pela Cbic em dezembro do último ano mostram que o segmento como um todo deve avançar 4% ao longo dos próximos 12 meses.


Se a previsão se confirmar, o crescimento será o maior para a construção civil desde 2013, quando o setor registrou aumento de 4,5%. Além disso, o mercado deve apresentar um desempenho melhor do que outros segmentos da economia, o que deve contribuir significativamente para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil.


Esses resultados têm relação direta com o mercado imobiliário, que, ao contrário do que muitos especialistas pensavam, foi beneficiado com as mudanças de comportamento trazidas pela pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.


Segundo levantamento da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o setor imobiliário cresceu 9,7% nas vendas no segundo trimestre de 2020.


Os bons números apresentados pelo mercado imobiliário se devem a alguns fatores característicos do período de pandemia no Brasil, tais como:

  • Maior permanência no ambiente domiciliar;

  • Juros em um patamar historicamente baixo;

  • Taxas de crédito imobiliário mais atrativas.

O último tópico, em particular, deve ser um ponto de atenção para os brasileiros, especialmente no contexto da pandemia. Isso porque é uma oportunidade para que as pessoas realizem o sonho do imóvel próprio.


Vale a pena utilizar o crédito imobiliário?

Financiar um imóvel pode se mostrar vantajoso em muitos casos. Pessoas que desejam sair do aluguel e que possuem um planejamento financeiro podem investir no crédito imobiliário para adquirir um imóvel, já que as condições facilitadas de pagamento podem ser grandes aliadas.


Abaixo você confere algumas das principais vantagens do financiamento imobiliário:


Investimento próprio

O financiamento imobiliário é um passo importante para quem deseja começar a construir seu próprio patrimônio, uma vez que o imóvel será de propriedade do cliente. Apesar de ser vantajoso e recomendado em muitos casos, o aluguel de uma casa ou de um apartamento não garante retornos financeiros.

Desse modo, o crédito imobiliário é recomendado para os brasileiros que desejam sair do aluguel para realizar o sonho da casa própria.


Possibilidade de uso dos recursos do FGTS

Conforme mencionado anteriormente, o SFH permite a utilização dos recursos do FGTS, que são acumulados de acordo com o tempo de trabalho do cliente. O Governo Federal permite a retirada dos valores para a compra de imóveis, desde que respeitadas algumas condições específicas.

O FGTS pode ser utilizado, ainda, para pagar a entrada do imóvel e, também para amortizar as parcelas de um determinado subsídio.


Possibilidade de mudança imediata

A compra de um imóvel pode ser um processo demorado, especialmente se o cliente deseja juntar recursos para realizar o pagamento à vista. Com a aprovação do financiamento e com a liberação do contrato, o cliente já possui a possibilidade de habitar o imóvel imediatamente.

Contudo, é preciso lembrar que essa possibilidade existe apenas nos casos em que o cliente opta por imóvel já pronto. No caso de lançamentos, é preciso aguardar o período de entrega do imóvel da mesma forma.


Segurança

O financiamento imobiliário é um processo que confere muita segurança ao cliente. Isso porque o contrato envolve garantias e seguros, que visam proteger todas as partes envolvidas na negociação.

Os seguros, apesar de subestimados por muitos compradores, são importantes para a proteção do imóvel, além de terem o poder de agregar valor ao bem. A cobertura de danos físicos é a principal, mas existem outras.



Agora que você já sabe o que é crédito imobiliário e quais são as vantagens de contratar um financiamento imobiliário, deixe sua opinião sobre o conteúdo na caixa de comentários abaixo. Se você já realizou alguma transação do tipo, nos conte como foi sua experiência. Você pode, também, pontuar suas dúvidas.

21 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page