Um dos piores problemas que podem aparecer em uma edificação já finalizada, sem sombra de dúvidas, é a infiltração. Seja nas paredes, teto ou no piso, causa desconforto aos moradores, pois deixa a residência com uma péssima aparência, danificando revestimentos, pisos e em alguns casos, chegando a atingir a estrutura, podendo causar graves danos e sem o devido reparo levando até mesmo ao colapso estrutural da edificação.
A infiltração ocorre quando a água encontra um caminho pelo qual não deveria passar, seja por conta de fissuração na edificação ou por uma impermeabilização executada incorretamente (caso mais comum). Pisos mal instalados, tubulações de água danificadas, rejuntes mal colocados, revestimentos impróprios para ambientes úmidos e também esquadrias externas mal executadas podem levar à problemas com a infiltração.
Além do problema estético e risco estrutural, as infiltrações também afetam a saúde dos usuários, pois a umidade pode levar à proliferação de fungos que em ambientes fechados podem causar problemas respiratórios.
Reparar uma infiltração não é uma tarefa simples, e pode exigir um investimento considerável com materiais e mão de obra. Além disso, se o reparo não for realizado da maneira correta, problemas voltarão a ocorrer no futuro. Por isso a primeira coisa a se fazer é contratar um profissional qualificado para encontrar a causa raiz da infiltração, e indicar os produtos adequados para o reparo.
Encontrado o problema, deverão ser feitas as correções necessárias, que podem variar bastante em cada situação, mas com certeza vai haver gastos com mão de obra e materiais, sem falar no desperdício, pois em vários casos terá que se arrancar pisos, quebrar paredes e revestimentos, trocar pintura, etc.
Existem inúmeros locais em uma edificação sujeitos a infiltração. Exemplos: Lajes descobertas, box de banheiros, piscinas, fundações, reservatórios, muros de contenção, telhados, entre outros. Cada local necessita de um tipo diferente de impermeabilização. Quando essa impermeabilização é negligenciada ou executada de maneira incorreta, surgem as infiltrações. Por isso não é tão simples decidir qual produto é o ideal para se impermeabilizar determinado local. Existem impermeabilizantes flexíveis, rígidos, asfálticos, cimentícios, poliméricos, membranas, mantas, soluções, argamassas, cristalizantes, e muitos outros. Confiar essa decisão ao pedreiro, por melhor que ele seja, é se arriscar a ter problemas no futuro.
A melhor solução contra as infiltrações é contar com um projeto feito por um engenheiro especialista em impermeabilizações. Assim, ainda na fase de projeto, são identificados os pontos em que se faz necessária a impermeabilização. Bem como os produtos mais adequados a se utilizar em cada um deles. Além disso a execução deve seguir todas as recomendações do engenheiro. Também é preciso realizar um serviço de qualidade durante a obra, tomando todos os cuidados necessários na aplicação dos produtos, garantindo assim a estanqueidade do sistema. Depois de tudo pronto, é importante se atentar aos cuidados com a preservação e manutenção da impermeabilização.
Para resumir, para atingir uma impermeabilização eficiente, deve-se contemplar o seguinte:
· Projeto de impermeabilização;
· Qualidade de materiais;
· Qualidade de execução;
· Qualidade da construção;
· Fiscalização;
· Preservação.
É importante ressaltar que em média os custos com impermeabilização, quando realizados durante a execução do projeto, representam cerca de 1% do valor total da obra. Porém, quando reparos em edificações já prontas são necessários, o custo dessa impermeabilização e os serviços que ela exige podem chegar a 10% do valor inicial da obra.
Sendo assim, fica clara a necessidade de se contratar responsáveis competentes para realizar seu projeto e executá-lo, evitando as dores de cabeça futuras. Mais uma vez, nesse quesito você pode contar com a JSO Engenharia! Afinal nossos projetos são soluções completas para sua obra! E algo tão importante quanto impermeabilização não pode ficar de fora!
Comments