Em primeiro lugar, o que são Projetos Complementares?
Esses projetos são chamados assim porque sua elaboração depende do projeto principal, o arquitetônico.
Em relação à pergunta do título, a resposta irá depender do que o termo "precisa" significa para você! Em obras residenciais de pequeno porte, geralmente não é cobrado por parte da prefeitura/órgãos legais, os projetos estrutural, hidrossanitário e elétrico.
Essas regras podem variar bastante de região para região. Em Londrina-PR, por exemplo, se a obra chegar aos 100m², devem ser apresentados os projetos hidrossanitário, estrutural e elétrico. Em obras comerciais, independente do porte, é preciso apresentar também o Projeto de Combate à Incêndio.
Pensando dessa forma, talvez sua obra não necessite legalmente de projetos complementares. Porém construir sem eles pode atrair riscos, gastos desnecessários e futuras dores de cabeça!
Imagine surgirem em sua casa recém construída... trincas nas paredes, fissuras nas lajes, ou então um mau cheiro na cozinha e nos banheiros, pouca pressão d'água no chuveiro, lâmpadas que insistem a queimar depois de trocadas, fase de energia caindo ao utilizar dois chuveiros ao mesmo tempo, entre outros transtornos.
Todos esses problemas podem ser evitados se houverem bons Projetos Complementares, mas eles também trazem outros benefícios.
Esses projetos permitem que seja gasto apenas o NECESSÁRIO na obra e deixam as compras mais seguras pois informam a quantidade correta de materiais a ser utilizada. Também facilitam futuras manutenções ou reformas, já que o cliente terá documentado em mãos onde passam tubulações, peças estruturais e fiações. Além disso, a mão de obra é otimizada, pois os projetos funcionam também como um manual de instruções, o que garante muito mais eficiência e rapidez na execução.
"Ah, mas fazer todos esses projetos não fica muito caro?"
O custo de todos esses projetos, geralmente não ultrapassa 5% do custo da obra. Então por que economizar nos projetos, se os outros 95% serão fortemente influenciados pela qualidade deles?
Um bom projeto sempre se paga e traz muitos benefícios, como vimos até aqui.
Porém é preciso tomar cuidado ao contratar os responsáveis pelos projetos. O ideal é contar com uma única equipe, profissionalmente habilitada (engenheiros ou arquitetos) e com experiência na área, dessa forma os projetos serão compatíveis entre si. Quando o cliente contrata vários profissionais ou empresas diferentes para cada projeto, haverá incompatibilidade entre os desenhos e isso trará problemas à obra.
É por isso que a JSO Engenharia oferece todos os Projetos Complementares necessários. Todos com anotação de responsabilidade técnica (A.R.T), planejados para facilitar sua obra, e gerar economia.
Por isso não hesite em contratar mais projetos. Não caia nessa cilada, pois esses projetos vão apenas otimizar sua obra e deixar sua casa livre de vários problemas!
Comments