O termo BIM significa Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção) e é uma metodologia de trabalho que está presente nos melhores softwares de engenharia. Este novo conceito de projetos já está revolucionando a construção civil através da criação de modelos 3D e da introdução dos conceitos de coordenação e colaboração entre as disciplinas de projetos, garantindo a correta execução da obra e antevendo possíveis alterações, trazendo inúmeras vantagens às construtoras, projetistas e clientes.
Para se ter uma ideia, alguns governos, como a Inglaterra, já exigem que as construtoras adotem o BIM em obras públicas. No Brasil, através do decreto 9.377, o governo traçou u plano para que o BIM seja implementado aos poucos. A tendência é que o país todo passe a adotar a Modelagem da Informação da Construção em breve, mostrando que o BIM veio para ficar.
Mas o que faz do BIM tão especial assim?
A grande diferença do BIM é que o projeto não é mais apenas um conjunto de desenhos, e sim um conjunto de informações. Os programas que utilizam BIM conseguem reconhecer os elementos do projeto e armazenam cada dado, permitindo reunir todas as informações relacionadas à construção de um empreendimento, e assim vislumbrar cada etapa da obra, do começo ao fim.
Essa possibilidade de visualizar cada etapa construtiva antes do início das obras traz inúmeras vantagens como, por exemplo, eliminar atrasos, já que por meio do BIM é possível verificar situações do projeto que podem ser melhoradas ou que não dariam certo na obra. Esse tipo de situação dificilmente poderia ser notada em um simples desenho 2D.
Um exemplo bastante comum é a questão da compatibilização entre as diferentes etapas que compõem um projeto. Normalmente as plantas estruturais e das instalações hidráulicas e elétricas precisam ser conferidas manualmente, para evitar que um cano passe através de uma viga, ou que duas tubulações colidam, por exemplo. Com o BIM é muito mais fácil encontrar e solucionar este tipo de problema, muito antes da obra começar.
Outra vantagem muito interessante do BIM, é o levantamento preciso de materiais. Como os softwares conseguem ler as informações claramente, é possível obter todos os quantitativos de forma precisa e automática. Isso evita o desperdício de materiais, e traz ao cliente ou à construtora mais segurança na hora de fazer compras e pedidos.
Essas são apenas algumas das muitas vantagens que um projeto em BIM pode trazer. Diante de tantos benefícios, é natural que o valor deste tipo de projeto possa ser superior a um "projeto desenho", ultrapassado. Mas a segurança, qualidade e economia são inigualáveis.
Por isso na hora de contratar projetos, o cliente deve ter em mente que em relação à obra, eles representam cerca de 3% do custo, porém os outros 97% são afetados diretamente por sua qualidade. Isso significa que tentar economizar nesse momento utilizando um projeto barato, pode ficar bem mais caro posteriormente.
É por isso que a JSO Engenharia preza por projetos elaborados em BIM, para trazer o que há de melhor para nossos cliente e parceiros. Não tenha dúvida, projeto de qualidade é na JSO Engenharia!
Kommentare