É por meio dos contratos que conseguimos alinhar o cronograma de obra, como prazos, expectativas e entregas, por exemplo. Ou seja, a gestão de contratos envolve tanto o que o seu negócio deve cumprir quanto o que deve ser cumprido. Nós da JSO Engenharia temos uma equipe especializada que nos auxilia prestando serviço de assessoria Jurídica. O BBM Advogados Associados é empresa uma parceira que esta unida aos mesmos propósitos que os nossos, satisfação total de nossos clientes.
Assim, a gestão de contratos de construção pode ser resumida como um processo de gerenciar a criação, a execução e a análise dos tratados. O objetivo é maximizar o desempenho operacional e financeiro de uma organização. Por esse motivo, é fundamental ter atenção aos contratos e fazer uma gestão eficiente.
Principais tipos de contratos de construção
A necessidade de formalizar os acordos na construção civil aumenta a cada dia, visto que o setor tem crescido nos últimos tempos. Desde já, os contratos de obras se mostram fundamentais em todos os tipos de empreendimentos.
Veja abaixo quais são os três principais tipos de contratos de construção:
1. Contrato de empreitada por preço global
No contrato por preço global é considerado um valor fixo para a realização dos serviços ora prestados. Definitivamente, não deve haver variações de preços dos serviços até a finalização total da obra.
De antemão, é importante que o contrato especifique detalhadamente os serviços propostos para que as expectativas sejam alinhadas. Afinal, este documento servirá de referência para ajudar na solução de eventuais problemas.
2. Contrato de empreitada por preços unitários
Neste formato de contrato os preços são definidos por valor unitário, estimados através dos quantitativos e dificuldades para a realização dos serviços.
Assim, o valor total dos serviços será encontrado pela multiplicação do valor unitário pela quantidade executada. Dessa forma, chega-se ao valor final dos serviços através de medições realizadas in loco.
As unidades dos serviços podem variar de acordo com o tipo de serviço, como por exemplo: o concreto medido por metro cúbico, a pintura medida por metro quadrado e tabicas de gesso por metro linear.
3. Contrato de construção por administração
Neste tipo de contrato a construtora será remunerada de acordo com um percentual, que pode variar entre 8% e 25%, relativo aos gastos da obra.
À primeira vista, o contrato de construção por administração acontece quando o escopo do trabalho não está bem definido. Afinal, com as incertezas para execução da obra fica difícil prever os gastos finais reais com a mesma.
Fique atento à redação do contrato
Engana-se quem pensa que um bom contrato é somente aquele em que temos vantagens financeiras. É fundamental que ele seja bem redigido, claro e objetivo, além de ter todas as informações técnicas necessárias.
Também é importante evitar combinar algo que seja impossível ou inviável de ser feito. Além disso, fazer acordos com entregas que não sejam importantes para a construtora também não é recomendado. Nós da JSO Engenharia contamos com a BBM Advogados Associados, uma assessoria jurídica que emite e monitora todos os contratos da empresa.
Commentaires